domingo, 6 de maio de 2012

AS DIFERENTES LINHAS DA FENOMENOLOGIA

"O termo tem história recente, tomando sua acepção moderna a partir do filósofo Edmund Husserl. A fenomenologia é uma espécie de método que faz a mediação entre o sujeito e o objeto ou, dizendo de outro modo, entre o eu e a coisa. A partir da perspectiva que se deseja emprestar à realidade, ou à coisa, se podem distinguir três grandes linhas na fenomenologia: transcendental, husserliana, a existencial, a partir de Jean-Paul Sartre e Maurice Merleau-Ponty, e a hermenêutica, cujos representantes maiores seriam Hans George Gadamer e Martin Heidegger."




Adaptei me muito bem a fenomenologia, depois de ter passado por outras linhas, e consegui ficar fazendo minha psicoterapia pessoal com uma profissional que conquistou minha confiança e demonstrou grande habilidade neste conteúdo. O ideal seria que todo profissional da psicologia, antes de começar a exercer sua profissão, fizesse pelo menos 5 anos de psicoterapia. E que se permitisse conhecer o trabalho de perto, enquanto paciente, em algumas linhas de trabalho, o que ajuda não só a resolver seus entraves emocionais, mas pode ajuda lo a definir que linha escolherá para atuar enquanto psicologo.


Essa experiência me deu maturidade profissional e um feeling espetacular.
Traçei meu projeto de trabalho baseada no hoje e no agora, graças as experiências que tive enquanto paciente e estudante de psicologia. Me dispus a conhecer o trabalho de meus colegas e não desmerecendo ninguém fiquei naquele que podia me dar respostas para aquele momento.
Conheci a Gestalt, a Psicanálise, a Comportamental, que são abordagens teoricas de grande valor e consistência, cada uma pertence a uma linha da psicologia.

Considero todas as teorias, afinal temos grandes nomes, Freud, Skiner, Jung, Beck, enfim.
 Acontece que devemos nos idenficar com uma para atuar.
Lembro que meus professores diziam: 
"Cada caso é um caso, e para cada caso podemos fazer uso de uma técnica que mais possa se adequar aquele caso" 
Ou seja, fazer uso de várias técnicas ao mesmo tempo, não faz de voce "o profissional"
Pois cada caso é um caso, mas a cada caso posso usar a mesma técnica pois me preparei para isso. 
O marceneiro faz vários móveis usando a mesma ferramenta. 

FIQUEM COM DEUS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário