sexta-feira, 25 de maio de 2012

PSICOTERPIA?

"Sabe-se que hoje a família é a principal influência para o desenvolvimento da personalidade da criança, sendo que relações “defeituosas” entre pais e filhos passam a ser uma fonte muito fértil de desajustamento. Em função disto, procura-se fazer um trabalho ligado a atendimento psicoterápicos com as crianças, adolescentes e famílias que freqüentam a associação.Os atendimentos são realizados em grupos e individualmente, visando o fortalecimento das relações familiares e o bem estar de cada aluno atendido". (POR APSDOWN)
O problema torna se maior quando estas crianças apresentam algum tipo de transtorno, como o autismo, sindrome de Down e outras. O fato  é que a dificuldade que alguns pais tem de aceita las prejudica a inclusão dessa criança.
Daí é importante que nós profissionais estejamos atentos para desenvolver um trabalho perfeito com um planejamento 
adequado e rigoroso.

Objetivos segundo a APSDOWN:

BASE PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN:


 Acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos a fim de avaliar a necessidade de intervenção do mesmo.
> Orientar professores quanto ao desenvolvimento dos alunos.
> Incentivar a participação dos pais no processo de desenvolvimento de seus filhos.
> Orientar/aconselhar pais ou responsáveis quanto ao desenvolvimento de seus filhos.
> Encaminhar os alunos para atendimentos complementares, como: atendimentos clínicos, psicoterapia, psiquiatria e neurologia.
> Participar de reuniões em escolas de Ensino Regular, realizando orientações aos profissionais destas escolas quando necessário.
> Acompanhar alunos encaminhados para o Ensino Regular.
> Realizar reavaliações dos alunos.
> Participar de reuniões com a equipe de profissionais da escola, sempre que necessário.
> Participar dos Conselhos de Classe e Reuniões de Pais.
> Realizar Grupo de Pais ou responsáveis, promovendo maior envolvimento desses com a escola, convívio social, troca de experiências e trabalhar a auto-estima.
> Inserção de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho.
> Promover capacitações sobre temas relacionados a inclusão, nas escolas do Ensino Regular.
> Realizar grupos com adolescentes e adultos com Síndrome de Down sobre temas específicos às suas necessidades.






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