O problema torna se maior quando estas crianças apresentam algum tipo de transtorno, como o autismo, sindrome de Down e outras. O fato é que a dificuldade que alguns pais tem de aceita las prejudica a inclusão dessa criança.
Daí é importante que nós profissionais estejamos atentos para desenvolver um trabalho perfeito com um planejamento
adequado e rigoroso.
Objetivos segundo a APSDOWN:
BASE PARA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN:
Acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos a fim de avaliar a necessidade de intervenção do mesmo.
> Orientar professores quanto ao desenvolvimento dos alunos.
> Incentivar a participação dos pais no processo de desenvolvimento de seus filhos.
> Orientar/aconselhar pais ou responsáveis quanto ao desenvolvimento de seus filhos.
> Encaminhar os alunos para atendimentos complementares, como: atendimentos clínicos, psicoterapia, psiquiatria e neurologia.
> Participar de reuniões em escolas de Ensino Regular, realizando orientações aos profissionais destas escolas quando necessário.
> Acompanhar alunos encaminhados para o Ensino Regular.
> Realizar reavaliações dos alunos.
> Participar de reuniões com a equipe de profissionais da escola, sempre que necessário.
> Participar dos Conselhos de Classe e Reuniões de Pais.
> Realizar Grupo de Pais ou responsáveis, promovendo maior envolvimento desses com a escola, convívio social, troca de experiências e trabalhar a auto-estima.
> Inserção de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho.
> Promover capacitações sobre temas relacionados a inclusão, nas escolas do Ensino Regular.
> Realizar grupos com adolescentes e adultos com Síndrome de Down sobre temas específicos às suas necessidades.
> Incentivar a participação dos pais no processo de desenvolvimento de seus filhos.
> Orientar/aconselhar pais ou responsáveis quanto ao desenvolvimento de seus filhos.
> Encaminhar os alunos para atendimentos complementares, como: atendimentos clínicos, psicoterapia, psiquiatria e neurologia.
> Participar de reuniões em escolas de Ensino Regular, realizando orientações aos profissionais destas escolas quando necessário.
> Acompanhar alunos encaminhados para o Ensino Regular.
> Realizar reavaliações dos alunos.
> Participar de reuniões com a equipe de profissionais da escola, sempre que necessário.
> Participar dos Conselhos de Classe e Reuniões de Pais.
> Realizar Grupo de Pais ou responsáveis, promovendo maior envolvimento desses com a escola, convívio social, troca de experiências e trabalhar a auto-estima.
> Inserção de pessoas com Síndrome de Down no mercado de trabalho.
> Promover capacitações sobre temas relacionados a inclusão, nas escolas do Ensino Regular.
> Realizar grupos com adolescentes e adultos com Síndrome de Down sobre temas específicos às suas necessidades.
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