sexta-feira, 11 de maio de 2012

FENIX


Ave fabulosa que, segundo a mitologia, vive muitos séculos e que, depois de queimada, renasce das cinzas.
Também, segundo a mitologia é a única na sua espécie ou gênero superior às outras.

Na mitologia antiga a Fênix habitava os desertos da Arábia e vivia muitos séculos. Era do tamanho de uma águia, tinha na cabeça uma crista brilhante, as penas do pescoço eram douradas e as outras de cor púrpura. A cauda branca com plumas encarnadas e os olhos brilhantes como estrelas.

Diz-se que, quando sentia aproximar seu fim, fazia um ninho com ramos untados de gomas odoríferas, expunha-o aos raios do Sol abrasando neste.

Das suas cinzas nascia um verme, ou um ovo, segundo outros, do qual nascia uma nova Fênix, cujo primeiro cuidado era transportar e depositar em Heliópolis, no altar do Sol, os restos de seu pai.

Era um símbolo do Sol e, entre os egípcios, um emblema da alma. O mito da Fênix foi popular durante a era Cristã, tendo sido interpretado como um símbolo da Ressurreição. A Fênix é representada num grande número de monumentos antigos e muitas vezes como símbolo de Hermes.

Na simbologia Cristã, a Fênix é circundada de raios solares e simboliza Jesus Cristo, morrendo e ressurgindo no terceiro dia.

Na mitologia oriental, dá-se igualmente o nome de Fênix a uma ave maravilhosa que os chineses transformaram em símbolo da felicidade, da virtude e da inteligência. Participam da ave o dragão, a serpente, a tartaruga e o peixe.

Na sua plumagem, brilham cinco cores sagradas. A Fênix é, também, símbolo da morte e renascimento perpétuo da natureza.

Esta ave fabulosa é o símbolo do renascimento e da ressurreição. Neste sentido, ela simboliza o Cristo ou o Iniciado, recebendo uma segunda vida, em troca daquela que sacrificou pela humanidade.

No Egito, a Fênix está sempre em relação com a estrela Sothis ou estrela de cinco pontas, ou estrela flamejante, que é pintada, muitas vezes, ao seu lado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário