segunda-feira, 21 de maio de 2012

O QUE FAZER NA TERCEIRA IDADE

"Quando uma pessoa madura perde um cônjuge, um amigo próximo ou até mesmo um animal de estimação, pode ser fácil perder a perspectiva da vida. É muito fácil descer até um estado de solidão e reclusão na qual elas param de se relacionar com pessoas que uma vez representaram papéis importantes no dia-a-dia. Os filhos (se houverem) já seguiram seu caminho próprio e frequentemente estão muito envolvidos com suas vidas e problemas próprios, de modo que não podem mais passar muito tempo com seus pais enquanto estes envelhecem. Conviver com a solidão e perda na terceira idade é difícil, mas não é impossível retomar uma vida social. Uma boa postura é um fator decisivo, assim como aproveitar ao máximo as oportunidades que vierem pela frente. A seguir, você verá algumas dicas para lhe ajudar a começar uma nova vida social frutífera, para que possa voltar a viver sua vida com significado e propósito.




Determine quais atividades você costumava gostar de praticar. Se a sua perda fez com que você perdesse o gosto pelo seu hobby favorito, retome tudo de onde parou, com a ajuda de um clube local, um grupo ou uma igreja - ou até mesmo na internet ou pesquisando na biblioteca local. Use o jornal local para ficar informado sobre eventos de interesse. Visite aulas na universidade local sobre assuntos que possam atiçar sua curiosidade ou imaginação; amplie seu conhecimento. Mais idéias na seção de Dicasabaixo.




Mantenha a forma. Embora escalar o Monte Everest não seja mais uma opção, certamente nada impede que você continue a praticar atividades físicas. Certifique-se de consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de treinamento."


OBS: VOCE NÃO PRECISA DE DINHEIRO PARA FAZER UMA CAMINHADA.




"Fique aberto a novas sugestões. Isto pode ser desconfortável no início, especialmente se envolver tecnologias novas. Pense em tentar novas atividades que sejam possíveis no seu estado físico e que você considere interessantes. Evite reagir negativamente a sugestões de pessoas a sua volta que podem estar tentando lhe ajudar. Pense bem antes de rejeitar completamente idéias novas. Talvez você descubra algo tão interessante que você vai desejar ter conhecido antes.




Torne-se um mentor de pessoas mais jovens. Pessoas jovens gostam de aprender e adorarão descobrir o conhecimento acumulado que você tem para oferecer. Ofereça seus serviços no clube local para dar palestras, ensinar ou servir de guia em passeios ao museu, parque, zoológico, etc. Pessoas de idade são respeitadas por seu conhecimento. Valorize-o, compartilhando-o com os outros."


OBS: QUANDO REUNIR A FAMILIA CONTE UMA HISTÓRIA, A SUA, DE FORMA INTERESSANTE PARA QUE TODOS APRECIEM, QUEM NÃO SABE FALAR?


ALÉM DISSO PASSEAR POR UM JARDIM, NUM PARQUE, TOMAR UMA ÁGUA OU SUCO DE FRUTAS NUM LUGAR BACANA, REDESCOBRIR ATIVIDADES QUE LHE PROPORCIONE ALEGRIA, ALEGRIA DE VIVER.


OLHE PARA O LADO E VEJA QUE HÁ PESSOAS QUE NÃO CONSEGUE LEVANTAR SE
DA CAMA. UM DIA FORAM FORTES. 
HÁ PESSOAS QUE CHEGAM AOS 106 ANOS EM PLENO SÉCULO XXI.
ORGULHE SE DA SUA IDADE COM TODAS AS DIFERENÇAS DESSA NOVA FASE.












Nenhum comentário:

Postar um comentário