quarta-feira, 23 de maio de 2012

VENHA CONHECER


A psicoterapia cognitivo-comportamental

A terapia cognitivo-comportamental vem sendo procurada para tratamento de doenças da modernidade, como Síndrome do Pânico, Dependência Química, Fobias Sociais, Depressão, Disfunções Sexuais dentre outras. A indicação dos próprios psiquiatras que recebem esse publico, por seu um tratamento focal e de menor duração, também vem contribuindo para uma maior divulgação e popularização deste tipo de abordagem.
O crescimento da terapia cognitivo-comportamental é um exemplo da necessidade de busca de soluções mais objetivas, adequadas ao dinamismo do final de um século que apresentou um excepcional desenvolvimento tecnológico em todas as áreas nos últimos 40 anos, unificando o planeta, derrubando conceitos e apresentando novas tendências de bem-estar e bem-viver.
A psicoterapia cognitivo-comportamental é uma abordagem terapêutica que integra várias dimensões importantes do ser humano, como os pensamentos, as emoções, as crenças, as ações, o meio no qual se vive, sua história e as memórias, etc. Todos estes aspectos interligados formam o modo de cada um de ser.
O psicólogo e o paciente trabalham juntos durante as sessões e a abordagem é cooperativa, para identificar as crenças, as emoções e pensamentos que prejudicam o indivíduo. O objetivo da psicoterapia cognitivo-comportamental é modificar os pensamentos e comportamentos que prejudicam a maneira de viver do ser humano e sua qualidade de vida.
O psicólogo pode utilizar de técnicas como tarefas de casa, para modificar comportamentos ou introduzir uma nova maneira de pensar,para que o indivíduo entre uma sessão e outra pense e trabalhe sobre suas questões.
A duração do tratamento vai depender logicamente, da disponibilidade e da necessidade de quem procura e da cronicidade do caso. Mais em geral, a terapia cognitiva comportamental é de curta duração, tendo duração de alguns meses.
Gabriela Espíndola
Adolescentes, Adultos, Idosos, Família. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e Sexualidade Humana.

CLINICA ANÁLIA FRANCO, 446 - VILA VALQUEIRE - RJ.
TEL.:(21)3350-1280




































Nenhum comentário:

Postar um comentário