quinta-feira, 24 de maio de 2012

INVEJA BRANCA OU PRETA?


Para Aristóteles inveja é querer que o outro não tenha o que ele tem e você queria ter - um sentimento vil. Por outro lado, a emulação é apenas desejar ter também o o que outro possui e você ainda não tem, sem querer que ele deixe de ter - uma virtude. No livro recém-lançado "Inveja - um inimigo oculto", o psicólogo Alexandre Bez discute a inveja nos relacionamentos.  Especialista em relacionamentos pela Universidade de Miami e em ansiedade e pânico pela Universidade da Califórnia, o psicólogo e analista, que atende em consultórios desde 1993, fala sobre a inveja e afirma: "um indivíduo não deixa de sentir inveja, ela está enraizada em seu caráter".

A inveja é um sentimento ou um desvio de caráter?
A: A inveja provém da intimidade do sujeito, é o pior dos sentimentos que o ser humano pode ter. Ela faz parte da formação de caráter que o indivíduo teve ao longo de sua vida, portanto é irreversível. Podemos dizer que o invejoso é desprovido de caráter, pois não respeita o outro como deveria, possuindo a insensibilidade como sua diretriz de vida, e a idoneidade não existe. A inveja pode ser consciente ou inconsciente, depende da pessoa, mas em ambos os casos as atitudes realizadas pelos invejosos, são as mesmas.


Imaginar que você é invejado por todos também pode ser um tipo de inveja ou de soberba?
A: O invejoso por natureza é soberbo e arrogante, faz parte da dinâmica da inveja. Só o invejoso pensa dessa maneira, ele gosta de ser o centro das atrações em todos os segmentos, mesmo aqueles dos quais desconhece a teoria. Usualmente o invejoso age dessa maneira por meio de defesa do ego, a negação. Ele não aceita ser  julgado e usa de outro mecanismo de defesa, o da projeção. Ele projeta nos outros a própria inveja, achando que todos possuem inveja dele.

No amor, como a inveja costuma atrapalhar os relacionamentos?
A: Nesse casos são as pessoas próximas : algum membro da família, ou amigos que atrapalham de alguma maneira, como por interferências, fofocas intencionais e maldosas ou comentários de mau gosto. Atitudes extremamente inconvenientes e fora de hora pioram o relacionamento do casal.


Ao invés de por amor, um casal pode estar unido por inveja mútua?
A: Pode pela inveja, mas não pela inveja mútua. Especialmente se o objetivo desse casal for o interesse, o acúmulo de riquezas, o benefício geral pela união. Mas comumente a inveja é entre pessoas do mesmo sexo. O casal pode ser unido pela inveja, mas eles já eram  invejosos e se uniram para subir na vida. O invejoso não possui limites, quer sempre angariar, aumentar, colecionar títulos, poderes e riquezas. 


ENTREVISTA DE RULEANDSON DO CARMO / "EU SÓ QUERIA UM CAFÉ"

Nenhum comentário:

Postar um comentário