quarta-feira, 30 de maio de 2012

MÚSICA NA PSICOTERAPIA

"A música é uma linguagem,mas uma linguagem do intangível,
uma espécie de linguagem da alma.


Edward Macdowell



Através da música sentimos, lembramos, trabalho com música na psicoterapia
e tenho visto resultados maravilhosos. Como, a Dra. Gabriela, a música faz parte da
minha vida desde a minha infância, foram dez anos de piano e violão, mas a paixão 
pela psicologia falou mais alto.
 Faço minhas as palavras da Dra. Gabriela através de seu trabalho A Importância da Utilização da Música como Recurso em Contextos Psicoterapêuticos - Gabriela Malavazi






"Pouco se ouve na graduação em Psicologia a respeito da utilização da música como recurso em contextos psicoterápicos.
Por ter estudado música (piano) por diversos anos e sempre tê-la como companheira em vários momentos da minha vida, e por sentir os enormes benefícios que ela pode trazer, interessei-me por aprofundar sobre os benefícios que ela pode trazer empregada em contextos psicoterapêuticos, visto ser a Psicologia outra grande paixão na minha vida.
Iniciei pensando no emprego dela na psicologia clínica; porém, durante a pesquisa fui percebendo que os resultados podiam ser estendidos para qualquer modalidade de trabalho em psicologia.
Encontrei mais material na Musicoterapia do que na Psicologia a respeito do emprego da música como alternativa à linguagem verbal, tanto para ampliar este tipo de linguagem, quanto para substituí-la em situações onde não é possível que a mesma aconteça (como numa terapia de uma pessoa muda por exemplo, ou em momentos nos quais é difícil a verbalização de determinados conteúdos afetivos).
Para tal, entrevistei cinco psicólogos que empregavam de alguma maneira a música nas suas práticas, procurando apreender a forma como esta era utilizada, como este recurso era concebido nas abordagens teóricas de cada profissional, o que achavam e se contribuíam para a divulgação de trabalhos do tipo nos meios acadêmicos da psicologia". (Dra. Gabriela Malavazi)



Nenhum comentário:

Postar um comentário